Pesquisa de postagens

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Abrindo seu próprio negócio

Realizar o sonho de ter seu próprio negócio é grande a chance dessa frase ser a principal razão de muitos brasileiros. Sonhar é preciso, mas, neste caso, o sonho deverá ser transformado em uma atividade rentável. Esta é uma característica fundamental de todo e qualquer empreendedor. Embora importantíssimas, não bastam à força de vontade e a intuição. É necessário ter em mente que ele é administrador. Mas, vem a pergunta: E o que vem a ser administrar? Basicamente, trata-se de criar, manter e fazer progredir um negócio, de maneira organizada e planejada.
Observa-se então, que o planejamento de um empreendimento pode ser divido em quatro etapas básicas:
§ Descobrir uma necessidade, que é a identificação da oportunidade;
§ Gerar produtos ou serviços para satisfazê-las;
§ Organizar materiais, equipamentos e pessoas para produzir tais produtos/serviços;
§ Comercializá-los.
Mas que necessidade é esta? A quem ela pertence? A resposta é somente uma o “Cliente”, sem dúvidas é para ele que se estrutura um empreendimento. Evidentemente o seu desejo será a força motriz para montar seu empreendimento. Quando se trabalha com algo que não gostamos ou que não acreditamos, mínimas serão as chances de sucesso. Trabalhar significa produzir, crescer, aprender e, portanto é, em essência, uma fonte de prazer.
Assim, ao montar um negócio será fundamental refletir e pesquisar muito para encontrar o ponto de equilíbrio entre aquilo que se deseja, e que gostaria de fazer, e as necessidades do mercado.
Muito embora tenhamos vários exemplos de pessoas com sucesso que se fizeram do nada, ao analisarmos suas histórias observa-se que, além de se empenharem em colocar suas idéias em prática, reuniam um conjunto de características pessoais que foram constantemente aperfeiçoadas. Ou seja, o verdadeiro empreendedor está permanentemente se lapidando e se desenvolvendo. As principais características que compõe um perfil empreendedor são: Autoconfiança; automotivação; comunicação; criatividade; energia; flexibilidade; iniciativa; integridade; liderança; negociação; perseverança; persuasão; planejamento; relacionamento interpessoal; resistência às frustrações; e sensibilidade administrativa.
Seguramente não existe um perfil definitivo de um empreendimento, seja qual for a sua atividade em questão. Trataremos a seguir de algumas características básicas para que se possa auxiliar a começar a traçar o plano de negócio.
1. A escolha do negócio
Inicialmente você terá que escolher qual ramo de atividade irá executar dentro daquilo que você acreditar ser o melhor para seu empreendimento, verificar o setor da economia, seus produtos e serviços e ver quais são fatores que influenciam nos resultados do negócio. Realizar uma pesquisa prévia da situação do mercado local, localização, e possuir recursos financeiros para sua instalação.
2. Mercado
As considerações apresentadas não pretendem ser definitivas. Espera-se que funcione como ponto de partida para que se possa complementá-la e adequá-la à sua realidade. Verifica-se o que se passa especificamente na região onde deseja instalar o negócio. Os consumidores a serem considerados são os principais elos com o sucesso de seu empreendimento, pois são eles que irão escolher e comprar seus produtos ou serviços que deve ser tão atraente para todos.
A concorrência tende a concentrar-se especificamente em regiões de poder aquisitivo médio e alto, podendo haver carência em outras áreas. Pesquisar o potencial da região onde se pretende instalar o empreendimento é de grande importância. O que vai diferenciar o seu negócio de outro é a capacitação dos profissionais envolvidos e a qualidade do serviço prestado.
3. AVALIAÇÃO FINANCEIRA
3.1. Investimentos Fixos
Os valores a serem fixos a serem apresentados têm como único propósito de ilustrar os investimentos realizados pelo empresário para que se possa alcançar seus objetivos, através da implantação de uma estrutura necessária e adequada ao que se espera trabalhar.
3.2. Despesas fixas mensais
As despesas mensais básicas são praticamente padronizadas tais como energia elétrica, água, telefone, honorários, retirada do proprietário, pagamento de salários.
3.3. Lucro liquido
Com base no Plano de Negócio e nos itens anteriores, pode-se elaborar a estimativa de lucros para o futuro, este indicador é de grande importância para a tomada de decisão de investir e deve ser encarado como um dos componentes básicos de estudo.
È necessário, antes da tomada de decisão sobre o inicio do empreendimento, que se façam algumas ponderações. Se o prazo e o retorno do investimento são compensadores, se comparados com os índices obtidos por outras aplicações ou investimentos disponíveis no mercado.
Deve-se também, efetuar uma avaliação sobre os conhecimentos necessários à atividade, que em algumas ocasiões exigem algum conhecimento técnico especifico. Uma pesquisa eficiente de mercado, para se analisar a potencialidade da região, pois, um planejamento mal elaborado poderá em pouco tempo, levar o empreendimento ao fracasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário