Pesquisa de postagens

quinta-feira, 23 de julho de 2009

HISTÓRIA DA FAMILIA TIBALDI

A parte dos Tibaldi que originou nossa Família, imigraram do Norte da Itália. O Senhor Lorenzo Tibaldi e Gentila Cerchiari casaram-se em 15/03/1892 na Região da Lombardia, Província de Mantova, no Município de Quingentole, onde também nasceram seus dois primeiros filhos Addone e Selvino Tibaldi.
Chegaram ao Brasil pelo Porto de Santos – SP, a bordo do Vapor Espagne em 15/09/1895. Aqui seus nomes sofreram influências e variações na escrita, onde TIBALDI passou a ser também TEOBALDO ou THEOBALDO.
Migraram para a região do Paranapanema, para o cultivo da terra, onde aumentaram e progrediram a Família nas cidades de Itapeva, Ribeirão Branco, Apiaí, mais tarde alcançando o resto do estado de São Paulo. Em 27/05/1920 Selvino Tibaldi casou-se com Anna Rodrigues da Silva, em Itapeva - SP, onde também nasceram seus filhos: Maurisa; Luiz; Arnaldo; Silvino; José; João;Tereza; Aparecida e Rita.
A Chegada dos Tibaldi está registrada no Memorial do Imigrante na grande São Paulo ( Livro 051, pág 063).

Tebaldi é um apelido de família difundido no centro-norte da Itália, claramente derivado do prenome Tebaldo, de origem longobarda, que significa homem valoroso do povo.. Este apelido de família tem inúmeras variantes, dentre elas: Teobaldi, Tibaldi, Tipaldi, Tiboldi, Tebaldini, Tebaldeschi, Toaldi etc.
Personagens famosas
Renata Tebaldi - cantora lírica italiana
Pellegrino Tibaldi - arquiteto, pintor e escultor italiano
Marco Tebaldi - prefeito de Joinville
ReferênciasCognomi italiani - origine e significato. Strada, Annalisa e Spini, Gianluigi. De Vecchi Editore, Milão:2000


Segundo informações colhidas principalmente com o Padre Remet, do Colégio Salesiano São Gonçalo, as missões salesianas vieram para o Brasil em janeiro de 1895, e fundaram o Colégio Dom Bosco, em Cuiabá, em 30 de janeiro de 1895, e dentre os noviços salesianos, havia o jovem Joseph Geroncio Tibaldi, chamado de santinho, rapaz nov, trabalhador, cheio de vida, que não se ordenou padre, por não ter estudo suficiente, mas trabalhou aqui juntamente com os padres salesianos e a colonia italiana radicada em Cuiabá, como a familia Latorraca, Sogari, Olivieri, da qual os Tibaldi eram parentes. Joseph Geroncio Tibaldi foi mestre de obras, carpinteiro, oleiro e fazia muitas outras atividades dentro das missões salesianas. Casou-se com uma senhora descendente de uma paraguaia, que trabalhava no ramo de panificação, juntamente com a familia Sogari, de nome Flora Inocencia, e dessa união nasceram cinco filhos:
ANTONIO FELIPE TIBALDI
JOSE TIBALDI
QUINTINO TIBALDI
MARIA MADALENA TIBALDI
JOÃO TIBALDI (meu avô)

Uma sessão solene realizada pela Assembléia Legislativa na noite desta sexta-feira (19) enalteceu o pioneirismo e o espírito desbravador das primeiras famílias italianas a contribuir para colonização de vários municípios mato-grossenses.
A solenidade especial requerida pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), homenageou os imigrantes que chegaram ao Brasil a partir de 1870 e foi marcada pela entrega de Moções de Louvor àqueles que mantiveram vivas as raízes e as tradições italianas em Mato Grosso.
“Meus avós maternos são de origem italiana, minha família toda chegou à região Sul do país com ideais de vida e muitos sonhos. Eles participaram da colonização da cidade de Guaporé, no Rio Grande do Sul e – anos mais tarde – vieram desbravar as terras de Mato Grosso num antigo caminhão Ford com todos os filhos na carroceria”, declarou o autor da homenagem, deputado Sérgio Ricardo, ao lembrar que – à época – em 1975, não havia sequer asfalto nas estradas estaduais.
O Dia da Comunidade Italiana no Estado de Mato Grosso foi instituído pela Lei 8.129/04, de autoria do então deputado João Malheiros – atual Chefe da Casa Civil do Governo do Estado. Ele é comemorado no dia 19 de Setembro – também dedicado a São Genaro – e significa o reconhecimento ao pioneirismo do povo italiano pela contribuição dada às principais regiões para onde imigrou.
Arcebispo de Benevento e padroeiro de Nápoles, no sul da Itália, São Genaro também foi homenageado. Ele foi capturado em 305 d.C. durante as perseguições contra os cristãos, ordenadas pelo imperador Diocleciano. Naquela ocasião, São Genaro foi condenado à morte e decapitado.
“Os primeiros sinais italianos foram observados nas ruínas das chamadas ‘reduções’ jesuíticas em alguns pontos do Rio Grande do Sul, com destaque para a grande Catedral de São Miguel, na capital dos sete povos. Já em nosso Estado – em 1776, eles deixaram suas marcas na construção do Forte ‘Príncipe da Beira’, no Rio Guaporé, quando Mato Grosso era ainda uma capitania e abrangia todo o território do estado de Rondônia, onde hoje está situado o forte”, explicou Sérgio Ricardo.
O presidente da AL destacou que os mato-grossenses estão mais envolvidos, histórica e socialmente com os italianos do que se possa imaginar. Durante a solenidade, a fundadora da Comunidade Italiana no Estado, Dona Carmelinda Ferrante Maciel da Silva, anunciou a intenção de lançamento, na capital mato-grossense, do Museu da Imigração Italiana, em Cuiabá.
Dona Carmelinda explicou que, na exposição – lançada na última quinta-feira (17.10), os visitantes poderão apreciar objetos reunidos ao longo de 15 anos, trazidos por imigrantes que vieram se instalar no Brasil e terão a homenagem histórica prestada pela Assembléia Legislativa. “Este momentos ficará marcado na história mato-grossense. Só temos que agradecer ao deputado Sérgio Ricardo pela iniciativa de promover a união das tradições culturais”, externou Carmelinda.
Ela salientou que a Comunidade Italiana de Mato Grosso conta com mais de 100 famílias associadas e estão todas representadas na exposição: Argenton, Fortunato; Ricci; Fava; Spinelli; Checon; Ferrante; Candia; Tibaldi; Tenuta; Dorsa; Orlando; Sardi; Zanatta; Rondinelli; Lotufo; Capriata; Scarabottolo; Castrilo, entre outros. “Esta noite tem caráter especial para mim. Sinto-me duplamente gratificado homenageando a comunidade italiana e meus ancestrais – a Família Argenton”, disse Sérgio Ricardo, agradecendo aos demais deputados por terem aprovado a realização da solenidade.
CÔNSUL DA ITÁLIA – De São Paulo – através de mensagem, o cônsul-geral da Itália, Marco Marsilli, disse que homenagear os italianos e seus descendentes residentes em Mato Grosso não só ressalta a importância da emigração italiana no desenvolvimento cultural e sócio-econômico do Estado e de tantos outros, no país, como fortalece os eternos laços existentes entre os dois povos.
“A realização dessa sessão solene é a prova viva da história de amizade entre o Brasil e a Itália que, recordando com justiça as obras das gerações passadas, conhece hoje novas páginas importantes com uma série de também importantes iniciativas nos campos político, econômico e cultural”, observou Marsilli.
HISTÓRIA – Depois de 40 dias em navios lotados e cheios de doenças, os italianos trocaram um país agrícola – que se afundava na pobreza – pelo avanço das máquinas da Revolução Industrial e uma população crescente cuja conseqüência era o desemprego e a fome.
O Brasil era considerado uma das alternativas. Com as pressões internacionais para por fim à escravidão, a mão-de-obra nos cafezais estava escassa e os italianos encontraram aí a grande oportunidade de emprego e garantia de vida.

48 comentários:

  1. Ai Giovvani, adorei, um histórico completo sobre a família Tibaldi, beijos Desirée

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Também sou uma Tibaldi!!! Estou na cidade de Belo Horizonte - MG meu pai e a familia dele de onde originou o meu sobrenome Tibaldi são de Cuiabá - MT

    ResponderExcluir
  3. Fui eu quem postei acima, meu nome é Pâmela Guimarães Tibaldi França Amorim, somente agora percebi que você tbem é de MT sou filha de Cléber Benedito Tibaldi França, neta de Nair e Nilza e o nome de meu avô já falecido era Ronaldo Tibaldi França. Conhece estas pessoas??. Estou achando interessantissimo pq antes nunca encontrei nada a respeito da família Tibaldi... meu e-mail para contato pamela.tibald@gmail.com caso conheca essa galerinha!!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. EU SOU UM TEBALDI por incrivel me chamo lorenzo tebaldi e minha mae rita tebaldi artista plastica se quiserem ver:www.telasritatebaldi.zip.net meu bisavô guerino tebaldi veio dah italia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ME CHAMO GUILHERME TEBALDI SILVEIRA moro em APIACA - ES
      GOSTARIA DE SABER SE HA LIGAÇAO ENTRE NOSSAS FAMILIAS
      MEU AVO ANTONIO TEBALDI MEU BISAVO ARESTIDES TEBALDI.
      SOMOS UMA FAMILIA MUITO GRANDE AQUI.
      tebaldi.silveira@gmail.com

      Excluir
    2. Olá, sou descendente de Antônio Tebaldi, meu bisavô italiano e Vitória Tebaldi era minha avó era filha filha de Antônio, que se casou com Eugênio Zanin.
      Meu pai se chama Aristides Zanin.
      Antônio Tebaldi é de Verona/Itália.
      Será que temos parentes??
      Em Verona existe uma praça que se chama Antônio Tebaldi.
      Segundo informações da família, eles são de Montecchia di Crozara, creio que um deve ser um município de Verona!

      Excluir
  5. eu sou neta de José Tibaldi, filha de Irene Tibaldi,adorei ver a historia da familia é muito bom,
    meu e-mail para contato é jociane.magalhaes@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. sou neta de Verginia Tibaldi,ja falecida,foi casada com Primo Barcelli que vieram da Italia quando crianças co seus pais.Somos parentes um forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá sou Silvio Carlos Tibaldi (Teobaldo) de Aracati, Ceará. Somos uma família grande no Ceará, um vilarejo cheios de Teobaldos, chamada Santa Tereza, Aracati, Ceará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi carlos, acho q somos parentes heim rsrs, sou artur afonso TEOBALDO de sousa, bisneto de Domingos Costa TEOBALDO, la de santa tereza, ceara, sera mesmo que temos ligação com esta familia italiana que veio ao brasil? a que tudo indica sim, mas nem sei como prosseguir com buscas desse tipo, to so na curiosidade

      Excluir
    2. Como descobrir que os Teobaldo do Brasil são uma família só? Os Teobaldo de Santa Tereza são todos parentes, Sou Luis Teobaldo filho de Celina Teobaldo e Antônio Rodrigues. O Sr Domingos é da minha família! Da Luz da Palhoça o Mangueiral é minha tia. Família grande a nossa.

      Excluir
    3. Oi,também sou um Teobaldo,minha avó nasceu no Aracati e boa parte dos meus familiares Teobaldos sao daí também, o Nome da Minha já falecido avó é Maria das Dores Teobaldo Costa.

      Excluir
    4. Oi tudo bem... Me chamo Carlos Henrique dos Santos Teobaldo e sou da Familia Tibaldi da cidade de Itapeva SP, também pesquisei bastante sobre meu sobrenome e descobri que na verdade é Tibaldi e não Teobaldo... Meu pai é neto do José Tibaldi e bisneto de Lorenzo Tibaldi... gostaria muito de saber como faço para conseguir a cidadania Italiana... Se alguém puder me ajudar favor entrar em contato pelo e-mail carlaoteobaldo@gmail.com

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  8. Galera que top esse histórico! Também sou uma dos Tibald. Poderíamos criar um grupo no wats e tentar encontrar o máximo possível de pessoa né?!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Artur a família Teobaldo de Santa Tereza nada tem a ver com essa de origem Italiana. E sim, tem origem Àrabe, apesar de ser um nome na sua maioria origem Germânica, os Teobaldos da Lagoa de Santa Tereza tem sua origem no Norte do Paquistão, mais precisamente no Deserto do Rajastão.Como não é de costume dos povos árabes ter sobrenome, ao chegar ao Brasil adotou o sobrenome de Theobaldo, por significar povo forte, povo bravo, audacioso. Inclusive a coalhada, que é um alimento muito comum, e até típico aqui no Ceará é de Origem Àrabe e foi trazida pelos imigrantes Àrabes ao Ceará. Sei disso pois meu pai era historiador e amante de nossa família. Se quiser saber mais, ou tiver alguma dúvida. julianajst91@gmail.com

      Excluir
    2. Olá, bom dia Anônimo ou Juliana! Sou da Família Teobaldo de Santa Tereza e á tempos vinha querendo saber a origem da minha família. Vc pode me enviar essas informações para teobaldo65@gmail.com?

      Excluir
  10. eu sou Diego Checon vc sabe mais auguma coisa sobre o nome checon familha etc..., meu hotmail, diego_gdb_@hotmail.com,,, obrigado

    ResponderExcluir
  11. Sou trisneta de Giuseppina Theobaldo e em outros registros ficou Josephina Teobaldo, gostaria muito identificar a comune de minha trisavó. Se tiverem alguma ideia como fazer agradeço!

    ResponderExcluir
  12. Sou bisneta de Addone Tibaldi, neta de José Teobaldo, estou em busca certidão de nascimento do meu Branco bisavô Addone, alguém já tentou a cidadania, sabe onde conseguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Estou procurando sobre eles também. Addone e Selvino assim como seus pais Lorenzo e Gentila. Podemos nos falar se ver essa resposta.

      Excluir
    3. Oi boa noite, eu tenho em mãos as certidões de casamento e de Óbito de Addone Tibaldi. Se ajudar me mande um e-mail ok...

      Excluir
    4. Esqueci de deixar meu e-mail... carlaoteobaldo@gmail.com e se mais alguém tiver algum documento e puder compartilhar comigo eu agradeço, Me chamo Carlos Henrique Dos Santos Teobaldo.

      Excluir
  13. Sou descendente de Isacco Tebaldi que aportou em Itapemirim(ES) em 1894. Meus avós paternos Benjamin Tebaldi e Maria Ducchi Tebaldi viveram muitos anos e criaram 8 filhos (inclusive meu pai Nelson Tebaldi) na Cidade de Apiacá Espiríto Santo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Marcos Tebaldi, filho de José Maria Tebaldi, e neto de Nelson Tebaldi.
      Como faço para falar contigo???

      Excluir
  14. Olá, Giovanni Tibaldi acredito que você seja primo da minha mãe Marcia Regina Tibaldi, filha de Wilson Tibaldi do primeiro casamento do Sr.: José Tibaldi com a Sra.: Ines,achei muito interessante a história da família.

    ResponderExcluir
  15. Eu sou Alex Júnior Teobaldo
    Tbm gostaria muito de saber se posso ter cidadania em outro país.
    Sou louco pra saber sobre os meu decendentes se tenho alguém de outro país.

    ResponderExcluir
  16. Oi eu sou um tebaldi, Peterson Tebaldi é bom meu primo Alexandre tebaldi consegui a cidadania dele na Itália através do nome

    ResponderExcluir
  17. Olá me chamo Márcio Roberto Theobaldo

    ResponderExcluir
  18. Olá me chamo kamyla tibaldi,meu pai Reginaldo tibaldi que é filho de Luíza garibaldina tibaldi,ja falecida,que em seu registro de nascimento é filha de Maria Madalena tibaldi,então Joseph era meu tataravô?

    ResponderExcluir
  19. Olá me chamo Larissa Tibaldi filha de Dulcelino neta de Dulcineia Tibaldi, muito bom conhecer um pouco mais de nossa história.

    ResponderExcluir
  20. Ya, vlw me ajudou para saber um pouco da história do meu sobrenome Teobaldo... Pois a única coisa que sei que meu Tataravô era da Alemanha e veio para o Brasil trazendo consigo o meu Teobaldo

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Alguém sabe dizer se Selvino Tibaldi teve um irmão chamado Addone Tibaldi?

    ResponderExcluir
  25. olá sou o filho de Giovani Tibaldi venho informar que em 2021 o Giovani morreu de parada cardíaca na sua casa.

    ResponderExcluir
  26. Que bom saber a nossa origem sou um Tibaldi também , Cuiabá.MT,meu avô,AntonioFeliph Tibaldi

    ResponderExcluir
  27. Olá galera sou Leonardo Felippe Proença Tibaldi Filho de Antônio Cecílio Tibaldi Neto de Antônio Felippe Tibaldi e tbm moro na cidade de Cuiabá- MT quem quiser contatar meu e-mail leonardotibaldi2@gmail.com

    ResponderExcluir